terça-feira, 30 de agosto de 2016

Dieta I - Um novo caminho






Ainda a manhã não tinha lavado as ramelas do Sol quando entrei numa cozinha que se encontrava lavada numa luz fraca. Abri o frigorifico, tirei o iogurte magro, juntei com uma boa porção de flocos de aveia e, levando a colher à boca, enchi-a de uma massa grossa e sensaborona, mastiguei-a, senti-a difícil de engolir. lentamente os flocos vão libertando o sabor da Aveia, que surpreendentemente começa a ser agradável. Será que o sabor diário da minha vida ia ser aquele bolo sensaborão?

Açucares não entram, e o doce que eu provava não se comia, sentia a minha gata a roçar a pedir o pequeno almoço, e ela não faz dieta. Abri o frigorifico, abri a lata de whiskeys saquetas, despejei o interior na tijela, chamei-a bichanando e fiz-lhe uma festa, enquanto os seus bigodes felinos roçavam nos meus dedos repletos de doçura e mel.

Arrematei o pequeno almoço com um café. Um café sem açúcar, o futuro irá trazer-me um despertar sempre tão amargo?

Pouco a pouco vou perdendo peso, pouco a pouco vou aprendendo a comer melhor. Ainda estou a 3,5 quilos do meu objetivo. É o meu desafio! Não pensem que queira emagrecer por qualquer questão estética ou para sedução do sexo oposto, Os desafios que se aproximam vão exigir um Zé& Mi mais atléticos para suportar subidas e descidas de montanha.

Para isso comecei por ir a um nutricionista desportivo que me passou a dieta em função da carga de treinos semanais. O que comer antes de um treino? que tipo de treino? se de corrida? se de ginásio? o que comer para facilitar a recuperação? o que comer para controlar os açucares e consequentemente o humor e o apetite.
O meu corpo tornou-se uma máquina digestiva com muita aveia, iogurtes magros, litros de água (com 12 gotas de limão), queijo fresco, frutos secos, chocolate negro (70% de cacao) e atente-se à piéce de resistance:
- bolachas de milho sem sal, sem açúcar, sem glúten, sem corantes, sem conservantes, sem graça...

Mas por outro lado, a gastronomia é uma das minhas paixões... por agora platónica ou vou encontrar um espaço para a amar? A ver vamos

4 comentários:

  1. E as papas de aveia?? Já se comem ou nem por isso?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha bem pensado. Ainda não mas... a minha veia culinária virá ao de cima. Tenho de fazer um post de culinária :)

      Obrigado.

      Beijinhos

      Eliminar
  2. Meus amigos Zé e Mi, se o objectivo é "apenas" de performance atlética e menos estética, continua até atingires o teu "objectivo". Fiz exactamente o mesmo, e mal lá cheguei (ao objectivo), deixei o nutricionista e voltei aos prazeres gastronómicos - a diferença é que aprendi a regular a minha alimentação e claro, aumentei a carga de treinos. Resultados estão à vista - emagreci, e embora não tenha um six-pack e apresente umas man-boops (mais pequenas) estou a correr como nunca.
    E sim, o meu pequeno almoço continua a ser aveia com leite de soja (sabor baunilha, que tem açucar), levedura de cerveja e frutos secos. A meio da manhã e tarde mantenho o hábito de um iogurte light, um queijinho da vaca que ri light e uma peça de fruta, e também ponho menos açucar no café, tenho algum cuidado ao almoço e ao jantar - e não é esforço nenhum. Mas não exste semana nenhuma em que não coma porcarias que me apetecem - e bem mais do que a tradicional "1x por semana para um gajo se estragar" ;)
    São só mais 3,5Kg .. oupa.
    Abraço

    P.S. e podias ter dito que mudaste de "poiso" ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, em primeiro lugar é atingir o objectivo, e depois fazer uma reeducação alimentar.

      O poiso é diferente porque vai ser uma poiso diferente. O menu é diferente e vai debruçar-se sobre outros temas também.

      Abração e parabéns mais uma vez.

      Eliminar